segunda-feira, 23 de maio de 2016

ROMEU E JULIETA - WILLIAN SHAKESPEARE

DICA DE LEITURA

ROMEU E JULIETA - WILLIAN SHAKESPEARE


Olá meus amores e minhas amoras, tudo bom com vocês?

Hoje iremos de "DICA DE LEITURA", com uma das obras mais amadas e aclamadas do bardo W. Shakespeare.

Esse clássico se faz e se fez presente na vida literária de vários jovens, esperamos que vocês apreciem.

O período conhecido como Idade Moderna, ou História Moderna, trouxe ao ocidente uma série de acontecimentos que marcaram a época. Dentre eles podem-se destacar movimentos como as Reformas e o Renascimento, por exemplo.
            O período do Renascimento trouxe diversas mudanças de pensamentos das quais o homem, enquanto o ser humano, passou a ser levado ao centro das considerações.
Willian Shakespeare (1564-1616), poeta e dramaturgo inglês, foi um grande ícone para o Renascimento Literário decorrente da época, escreveu diversas obras renomadas, de grande prestígio no mundo todo, dentre elas se destacam nomes como Hamlet, Macbeth e Romeu e Julieta.
            Em Romeu e Julieta, obra escrita em 1595, Shakespeare aborda os dramas de um amor trágico adolescente rodeado pelo ódio entre duas famílias rivais.
            Cheio de paixões e determinações, em meio à luta entre duas famílias, Capuletos e Montecchios, dois jovens se apaixonam e decidem tentar construir seu amor, lutando contra todos os contratempos que possam lhes aparecer. Contudo o ódio de seus parentes e inimigos transforma esse amor em um ato impossível de rebeldia que por consequência causa dor e desgraça para ambas as famílias envolvidas e todos àqueles que presenciam o decorrer da trama, pois os jovens decidem se amar até que a morte os separe, e assim o fazem. Através das tentativas de se aproximarem erros são cometidos e o fim súbito torna-se um caminho inevitável na existência desses jovens, que não buscavam nada mais além do que o amor e a aceitação perante seus iguais e familiares.
            A história se passa na cidade de Verona, Itália, e retrata o amor entre uma Capuleto e um Montecchio, que em meio às desavenças familiares se casam em segrego, mas são aturdidos por problemas circunstanciais que os separam, causando grande desentendimento entre parentes das famílias, já em guerra, fazendo com que o jovem Romeu seja exilado da cidade, tornando a pobre Julieta infeliz. Mas a distância não é capaz de romper o amor que existe entre eles, e mesmo Julieta sendo vítima das vontades de seu pai, que desconhece seu casamento com Romeu, os dois jovens dão um jeito de encontrarem-se para enfim ficarem juntos. Contudo eventualidades acontecem em meio ao percurso e os jovens acabam por sua vez mortos, vitimas do suicídio.
O livro apresenta uma história cheia de aspectos pertinentes à condição humana, pois Shakespeare trata de forma profunda os sentimentos mundanos, como paixão e ódio, apresentados pelas personagens, e os aspectos da época, trazendo em sua essência os elementos característicos do Renascimento Literário, que trata da composição da literatura a partir do ser humano e de suas ações.

-Beijokas e até a próxima dica :)

2 comentários:

  1. Já li este livro, muito bom. Super indico também.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito bom, adorei o cantinho de vocês, Bjos!

    ResponderExcluir